Friday, January 07, 2005

IRS

Estava eu a discutir com o meu pai sobre o imposto sobre as sucessões, quando acabamos a discutir as taxas do IRS. Eu pessoalmente não concordo muito com a disposição do IRS por escalões, preferia que fosse uma simples função do rendimento. Não vou discutir se deve ser constante, linear ou logarítmica etc. Parece-me mais simples multiplicar o meu rendimento colectável por um coeficiente, do que ter as tabelas.

Parece-me algo feito por alguém da área de direito, ora vejam:
http://www.dgci.min-financas.pt/dgciappl/conteudosdgci.nsf/assets/B61ABA2D0AFC7D12C1256E580035BA43/$File/24e_desdobravelirs2004.pdf.
Eu fiz uma regressão para ver o aspecto (logarítmica) taxa normal no eixo dos yy e rendimento no eixo dos xx e pensei cá para mim: "Eu devo estar a fazer uma barbaridade" é que me parece mais simples e mais compreensível (como se quer qualquer imposto).

Desta forma ninguém fica prejudicado ao ganhar mais, as comparações entre países da progressividade deste imposto ficava simplificada.

P.S. Gráfico em baixo

0 Comments:

Post a Comment

<< Home