Thursday, January 06, 2005

Lei de Gresham no ISEG

Após uma boa conversa com o bloger residente Ricardo Santos, ele deu-me a ideia de efectuar um post sobre o assunto discutido.

A verdade é que me parece ser possível aplicar esta lei, porque a má moeda efectivamente consegue expulsar a boa moeda.. Ora vejamos as ultimas listas para os órgãos de gestão, uma vergonha!! Esta era de tal magnitude que o meu colega Ricardo Santos e eu recusámos ir nas listas. Outras pessoas foram convidadas a sair das listas para entrar algumas pessoas que davam jeito para quem estava nalguma juventude partidária .
A outros que disseram-lhes: “Vais para aquele órgão que não é preciso trabalhar".
Como são boas moedas preferiram simplesmente não integrar as listas.

Para quem andou nestas vidas ainda deve conhecer alguns nomes (pelo menos daqueles que não mudaram de nome para não serem reconhecidos), alunos devotados ao ISEG que estão matriculados desde 1996 (e estão no segundo ou terceiro ano)! Realmente esta moeda não sofre de desgaste, a inflação não passa por ela e consegue renovar a sua face, embora a coroa seja sempre a mesma. Mas infelizmente não é a única, existe aquela má moeda fresquinha, acabada de ser emitida pelo banco central!

Qual é o papel da boa moeda? Ser absorvida pela má? Tentar expulsar a má moeda?

A boa moeda é expulsa, pois o seu valor faz com que seja ideal para a acumulação, enquanto a má moeda serve apenas para a troca.. O papel da boa moeda é a acumulação de capital e criação de riqueza e é importante evitar a todo o custo que a sociedade decida impor uma taxa de câmbio de um para um tal como foi feito com o marco da RFA (Republica Federal Alemã) e a RDA, ou que a boa moeda se desvlorize de tal forma que possa expulsar a má moeda.
É necessário que a boa moeda não se envergonhe do papel que tem!

(sempre podemos rezar e esperar que o leiloeiro expulse a má moeda)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home